segunda-feira, 9 de maio de 2011

A MULHER E O MINISTÉRIO PASTORAL

Independente da posição que ocupo, quero aqui expor a minha análise de textos e contextos bíblicos a uma pergunta sempre questionada e debatida em tantos eventos e e reuniões e até mesmo duvidas pessoais de muitos, Porém ainda creio e prego que para Deus não existe uma regra especifica esse pode ou esse não pode, acredito fielmente que a obra é dele e ele faz como ele bem quer e entende até porque ele é soberano e onipotente, ele faz como quer e da maneira que quer.

Uma breve análise dos casos bíblicos de mulheres que se destacaram de forma incomum na obra de Deus. Até bem recente, muitas igrejas no Brasil, nada se falava quanto a mulher exercer o ministério pastoral. Líderes espirituais de grande envergadura, dos quais vários ainda estão entre nós, não se preocupavam com tal assunto. Só de dez anos para cá é que o referido assunto passou a ser abordado em conversas pessoais e em certos eventos da igreja local e até mesmo regional, como congressos e encontros.
O assunto como é hoje ventilado, originou-se nas igrejas neopentecostais (algumas delas chamadas de “renovadas”), e em certas ramificações e apêndices da Assembléia de Deus, sem identidade doutrinariamente conservadora, e mesmo de práticas liberalistas, e que confundem, na igreja, modernismo com modernidade.

Jesus, Paulo e as Mulheres – Jesus teve em seu ministério terreno, auxiliares mulheres. Eram santas mulheres, que o serviram de várias maneiras, e isso até a cruz. Ele nasceu de uma mulher. Ele sempre as recebeu e as considerou, permitindo que seus nomes se imortalizassem no registro bíblico. Mas Ele nunca nomeou “apóstolas”; Ele sempre soube o que fazia e o que deveria ser feito, como é bem patente nos Evangelhos.

B- O Apóstolo Paulo – constituído por Deus, pregador, apóstolo e doutor dos gentios, o maior expoente como obreiro de Deus neotestamentário, nunca separou, e se mencionou “apóstolas” e “pastoras”, apesar de carinhosamente destacar nomes de obreiras e o seu desempenho na obra, como em (Romanos 16).
Ora a obra de Deus não pode parar só porque o homem fracassa. Em tais situações, Deus suscita a quem Ele quiser, mas isso não é regra bíblica; é exceção. Tais mulheres em ação no ministério releva a soberania de Deus, mas saiba-se que não é regra geral da parte do Senhor.
Pessoalmente, fui, sou, e serei favorável ao ministério da mulher na igreja, como vemos na Bíblia, principalmente no Novo Testamento, Atos 2.17-18 diz: Do meu Espírito derramarei sobre os vossos filhos e as vossas filhas; sobre os meus servos e minhas servas, O próprio Deus não faz acepção de sexo para a sua obra e nem os homens deveriam de fazer tal separação, visto que Deus capacita com o seu Espírito, tanto os homens ou as mulheres e os que estão sendo capacitados pelo Espírito de Deus, estão em plenas condições de fazer qualquer trabalho ou obra na terra.
1 Timóteo 2.11-12.
A passagem supracitada nos revela que Paulo esta simplesmente exortando as mulheres a serem discípulos e a manterem uma conduta que não desonrasse a igreja.
Em relação a proibição mencionada no versículo 12, esta se referindo ao cargo de autoridade apostólica na igreja da epoca, Paulo não esta proibindo as mulheres de aprenderem , de proclamar a palavra de Deus e nem de exortar ( Atos 2.17; 18.26; 21.9; 1 Coríntios 11.5; Filipenses 4.3; 2 Timóteo 1.5; 3.14-15; Tito 2.3-5 ) 1 Coríntios 14.35.
A passagem supracitada ou seja estes versículos 34 e 35 são muitos difíceis de interpretar.
Mas ao meu ver , Paulo não esta proibindo as mulheres em
momento algum de manifestar dons espirituais no culto ( 1 Coríntios 11.5 ; Ato 2.18;21.9).
Paulo esta proibindo sim que as mulheres ficassem discutindo ou falando
dentro do culto que na qual atrapalhava o bom andamento de culto.
Podemos observar que Deus não faz
acepção de sexo para o seu ministério terreno para a sua boa obra.
Atos 2. 10.34 ( Deus não faz acepção de pessoas ).
Esta acepção esta incluindo tanto para a salvação como a sua obra ministerial para ambos os sexos.
Abaixo algumas passagens Bíblica mencionando algumas mulheres que de uma forma ou de outra
foram usadas por Deus para o seu ministério terreno:
Gênesis 24.15-678.
Números 27.1-11.
Juízes 4.4-5.
Rute 1.4-4.22.
2 Reis 22.3-20.
Ester 4.1
Lucas 2.36-38.
Lucas 8.2.
Romanos 16.1.
Atos 21.9.
1 Pedro 3.1.
O senhor Deus usa quem ele quer, aonde quer e como mais lhe convém
a fim de que a sua palavra possa ser proclama independentemente de
nacionalidade, sexo, cor, raça ou posição social.


MISSIONÁRIA LUZILÉIA DE JESUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário